Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Plenária traça diretrizes para o Coletivo Cultural Vianinha

O Coletivo Cultural Vianinha realizou, sábado, dia 14, sua primeira plenária em São Paulo com a participação de 20 companheiros, entre músicos, poetas, atrizes, grafiteiros, pessoal de multimídia, e agitadores culturais em geral, na sede do PCB. Foi uma plenária muito participativa, na qual foi tirada uma série de ações culturais para dinamizar o trabalho do Coletivo. Como primeira medida, decidiu-se criar um blog e uma página no facebook; fundou-se o Cine Clube Vianinha, que inicilmente terá atividade mensal e que fará sua estreia dia 20 com o filme Adeus Lenin; decidiu-se também pela realização de uma atividade de formação sobre a história de participação da juventude no área cultural, especialmente o CPC e outros movimentos culturais.

O Coletivo elegeu uma coordenação, formada pelos companheiros Edmilson Costa, Alessandra Cavagna e Fernanco Magnos. Também foram criados três Grupos de Trabalho para organizar e dinaminar as ações do Coletivo nas áreas de Música, Literatura e Comunicação, com cerca de cinco companheiros em cada grupo. Durante a reunião os participantes relataram suas experiências artísticas, como forma de resgatar o trabalho prático que cada um já tinha desenvolvido e, assim, recolher as experiências e ajustá-las aos nossos dias.
Ao longo da reunião surgiram um conjunto de idéias e ações culturais, que serão implementadas à medidas em que o Coletivo for ganhando força e inserção social. Foi desenvolvida a idéia de que o Coletivo deve centrar suas ações nos espaços públicos da cidade, numa espécie de guerrilha cultural com ocupações de praças, parques, locais públicos, envolvendo saraus de poesia, pocket show de teatro, apresentações musicais e construção de murais nas várias regiões da cidade.
Além dessa idéias, no médio prazo o Coletivo Cultural Vianinha vai constituir as Brigadas de Poesia, as Brigadas de Música, Brigados de Teatro, Brigadas de Artes Plástica, todas com atividades de ocupação do espaço público e atividades interligadas, de forma a realizar a integração com as pessoas nos bairros da cidade, com os movimentos sociais, com os sindicatos e trabalhadores em geral.O Coletivo Vianinha também está prevendo atividades na área de vídeo, cinema, mídia digital, festivais em geral, de forma a ampliar a visibilidade de sua atuação.
O Coletivo está aberto à participação de todos os artistas e agitadores culturais que pretendem desenvolver um trabalho de resistência cultural. A próxima reunião está marcada para 19 de outubro, em princípio no mesmo local da primeira plenária – Rua Francisca Miquelina, 94 (Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário