Pela Coordenadoria "QUE NO CALLE EL CANTOR" / FUNDALATIN
Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 19:31
«Parte dessa herança é Julián Conrado», nos disse Sol Musset. Lilia Vera: «...Acreditamos no asilo, sobretudo porque o que ocorreu com Juliám Conrado é uma violação de seus direitos humanos. Nós cantores abraçamos a luta deste companheiro...»
Cantores venezuelanos se pronunciam pela liberdade de Julián Conrado
"... a vida é muito perigosa. Não pelas pessoas que fazem o mal, mas pelas que se sentam e assistem ao que acontece..."
Albert Einstein
“Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”
Dos Indignados em Barcelona.
Recopilado por Eduardo Galeano
Pela Coordenadoria “QUE NO CALLE EL CANTOR” / FUNDALATIN
De maneira decidida, cantores venezuelanos se pronunciam pela liberdade de Julián Conrado, como digno representante do canto comprometido e continuador da obra de Alí Primera. «Parte dessa herança é Julián Conrado», nos disse Sol Musset. Lilia Vera: «...Acreditamos no asilo, sobretudo porque o que ocorreu com Julián Conrado é uma violação de seus direitos humanos. Nós cantores abraçamos a luta deste companheiro...» O aragüeño Agua Salá expressa sem nenhuma dúvida: «Como cantor peço... que se dê a liberdade a esse companheiro que pe a voz de muitos seres humanos». Alí Manaure:«Nós amamos a paz, porém, como defende o próprio Julián, não existirá paz se não houver justiça e nem amor...» Sandino Primera: «Julián representa a esperança...» Estas foram parte das declarações ditas por algumas das figuras do canto comprometido que se solidarizaram publicamente com a liberdade do cantor e compositor preso e em perigo de ser extraditado à Colômbia, somando suas vozes aos clamores do mundo todo que pedem a liberdade do artista e impedem o desenvolver das funestas intenções que justificam a entrega por «conveniência política»
As opiniões emitidas neste vídeo refletem claramente o grande significado político e ético embutido no caso para os setores revolucionários que apoiam a revolução bolivariana e o Presidente Chávez, na Venezuela e no mundo. Tal como propõe uma voz solidária anônima num e-mail, os que sustentam a tese da entrega, «estariam condenados a mais arrasadora condenação histórica» Ainda a respeito do assunto, uma frase d’O Libertador, recopilada pelo cantor Alí Manaure, que nos ajuda a refletir sobre a solidariedade com o companheiro preso: “Feliz é aquele que correndo por entre os escombros da guerra, da política e das desgraças públicas, preserva sua honra intacta e se apresenta inocente ao exigir de seus próprios companheiros de infortúnio uma reta decisão sobre sua inculpabilidade".
Vídeos:
Outros materiais para o “combate” e a reflexão:
A 9 meses de cautiverio ilegal en Venezuela: Entrevista fundamental para comprender la realidad del cantor Julián Conrado, su historia y situación actual. El DIH ampara su Asilo (Inclui vídeo/ transcrição)
Pela derrota do Plano Colômbia nas terras de Bolívar!
Pelo fechamento da porta ao Plano Colômbia nas pátrias libertárias!
Liberdade e Asilo JÁ para Julián Conrado, o Alí Primera colombiano!
Amando, venceremos!
"Alí Costas Manaure" alicostas.manaure@gmail.com
"Arturo Ramos" arturoramos1970@gmail.com
"Tamanaco De la Torre" tdelatorre2021@gmail.com
Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário