Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A DITADURA DA MEDIOCRIDADE (OU OS IDIOTAS ASSISTEM TV)

por gilson ribeiro

Todo o desenvolvimento humano se deu pela nossa capacidade de abstração, o que significa que a maior parte de nossa realidade está fora do nosso campo de visão ( ao contrário dos outros animais, para o melhor e/ou para o pior, sempre fomos muito além dos dados concretos da nossa realidade imediata), essa capacidade de abstração nos levou à criação da linguagem, através da qual se estrutura nosso pensamento; entre outras coisas, somos seres simbólicos e nos abstraímos, construímos sentidos, fazemos descobertas, absorvemos conhecimento - pensamos, enfim.
A partir do momento que qualquer imagem, esteja onde estiver, adentra nossa casa (tele-visão), deixamos nossa mente ser ocupada por imagens prontas, ou seja, que não são resultado da construção mental de sentido advinda da abstração - deixamos de pensar, enfim.
E de imaginar.

Limitando assim a nossa realidade apenas ao que se encontra circunscrito ao nosso campo de visão, desativamos nossa capacidade de abstração (fator principal na história de todo o desenvolvimento humano). Com isso nos tornamos mais vulneráveis à manipulação midiática, introjetando interesses deliberados externamente e confundindo-os com nosso desejo. Assim nos transformamos em meros consumidores, como que lobotomizados, zumbis.
Já somos sucessivas gerações predominantemente audiovisuais, conferindo conotação negativa ao termo "intelectual" para desqualificar qualquer debate mais aprofundado, reclamando de filmes "lentos", dizendo que preferimos coisas "light" em detrimento de coisas "complicadas", "xingando" de cult quem queira argumentar minimamente e faça menções a referências extra-midiáticas. Cada vez menos contemplativos e mais imediatistas. Adultos infantilizados num violento processo de idiotia que há muito tempo trocaram o pensar e o (tentar) compreender pelo (apenas) ver, assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário