Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Quem tem boca vaia Roma

Recuso-me à pisar no seu coliseu
Pois não sou cidadão e nem plebeu
Não sou um escravo-propício
E tão pouco, um patrício

Não sou bárbaro, nem gladiador
Para viver do seu favor...
Na arquibancada ou nos arcos, eu não estou!
Nem na tribuna de honra de um ditador...
Não decido quem vive ou quem morre
E sequer falo Latim, acho um porre!

Não sou um jantar cristão
Tão pouco um bestial Leão...
Não uso Toga nem Pálio
Tão pouco, sou um cativo trácio

Me recuso a pagar o seu pedágio...
E a empunhar: uma rede, um tridente ou um gladio!
Me abstenho até de queimar Roma...
Não gosto de Nero, nem de sua pompa!

Mas gosto da arquitetura...
Odeio a sua usura!
Não gosto de certos romanos!
Acho-os corruptíveis e profanos...

Não sou nem um pouco pagão...
Não acredito em Martes, nem em Plutão!
Me recuso a receber o seu pão!
Nem estou desesperado ou aflito...
Ao ponto de participar desse circo!

(Felipe Lustosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário